Alguns de vocês já viram aquelas pessoas que caminham quilômetros por dia e não conseguem ter um emagrecimento significativo? Ou até pessoas que chegam à academia e passam 30 minutos na esteira caminhando? Eu já vi várias! Pois é, vamos lá. A caminhada tem seus benefícios (sair do sedentarismo é um deles), mas será que quando o objetivo é o emagrecimento a caminhada é uma estratégia interessante? A resposta é não!
Um estudo recente de Friedenreich et al. (2015) fez a seguinte comparação: foram recrutadas cerca de 400 mulheres sedentária com media de 40% de gordura, que foram colocadas para caminhar um ano, com tempos de 30 e 60 minutos por dia 5x por semana. Os resultados foram os seguintes: para o grupo que caminhou 30 minutos por dia houve uma perda de 1,79 kg. Já para quem caminhou 60 minutos teve uma perda de 2,52 kg.
Pare e pense! Você caminhar durante 12 meses uma hora por dia, durante 5 dias na semana para perder em media 200 g de gordura por mês, será que é uma boa? Provavelmente não, né? Minha dica para emagrecimento é que você procure treinos intensos dentro de suas limitações sempre respeitando seu corpo.
Existem vários artigos mostrando estudos que a caminhada em relação ao emagrecimento não tem tanta resposta. Em relação a alimentação, procure um nutricionista, só ele pode prescrever uma dieta individualizada pra você. Com uma boa dieta e um bom treinamento com certeza você alcançará seu objetivo.
Por Raone Pessi
Foto: Arquivo Pessoal