COMBATE AO TRABALHO INFANTIL: MPT NA ESCOLA PREMIA PARTICIPANTES COM BICICLETAS E NETBOOKS

A entrega da premiação do concurso literário e artístico MPT na Escola 2022, na quinta-feira (10), foi a culminância do Projeto, que tem ciclo anual. Foram entregues 48 bicicletas aos autores dos melhores trabalhos, abordando os temas “Direitos da criança e do adolescente”, “Erradicação do trabalho infantil” e “Proteção ao trabalhador adolescente”.

Os trabalhos inscritos concorreram em cinco categorias, conforme a série cursada:

1º e 2º ano (Desenho/Pintura) com o tema Trabalho Infantil; 3º ano (História em Quadrinhos) com o tema Trabalho Infantil; 4º e 5º ano (Conto e Poesia) com o tema Trabalho Infantil; 6º e 7º ano (Conto e Poesia) com o tema Lei da Aprendizagem; e 8º e 9º ano (Conto e Poesia) com o tema Saúde e Segurança no Trabalho. Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA e da Educação do Campo também concorreram, de acordo com seu nível/período correspondente ao ano de ensino.

No mesmo evento, que aconteceu na quadra coberta do Centro de Convivência, foram premiados ainda os cinco vencedores de outros dois concursos da mesma atividade pedagógica: Frase e Música pelos 10 anos do MPT na Escola, para profissionais da Rede; e Mascote do Projeto, também para alunos, onde cada trabalho vencedor levou um netbook – num total de cinco.

PARCERIA QUE DÁ CERTO

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, exceto na condição de aprendiz conforme a Legislação de cada País.

Conforme a procuradora procuradora do Ministério Público do Trabalho, Iandra Salviano Araújo Schmitberger, “a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Ministério Público do Trabalho, têm essa parceria para que, juntos, ganhemos forças na realização de ações para a erradicação de todas as formas de exploração do trabalho infantil do nosso Município. São Mateus já é referência Estadual no assunto.”

GARANTINDO DIREITOS

A secretária municipal de educação, Marília Silveira, destacou os bons resultados do Projeto: “É a Rede Municipal de Educação de São Mateus, de modo didático, focada no processo de ensino/aprendizagem junto com as crianças e as famílias. Trabalho Infantil é crime e todos estamos engajados nessa luta para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.”

A coordenadora do MPT na Escola, Elivânia Rodrigues da Silva, que recebeu de Marília Silveira a notícia que em 2023 estará exclusivamente a serviço do Projeto, elogiou a Gestão Municipal: “Está perfeito, temos toda abertura, autonomia para desenvolver os trabalhos e a principal meta do prefeito Daniel Santana é cuidar de quem mais precisa, e as crianças que são vítimas da exploração são invisíveis, tem gente que finge que não vê, mas ele tem todo esse cuidado para a gente estar olhando para essas crianças.”

SUCESSO INTERNACIONAL

O Projeto MPT na Escola em São Mateus é sucesso há anos, inclusive fora do País: foi destaque no site do Vaticano como exemplo de política pública para o público infanto-juvenil. Em 2022, Rogger Victor Seconete Araújo, do 7º ano na Escola Rural de Córrego Seco, e Myllena de Oliveira Passarinho, do 4º ano na Escola Unidocente Córrego do Aterro, conquistaram o 1º e o 3º lugares, respectivamente, na Categoria Poesia, na Etapa Estadual do concurso.

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO