O tubérculo tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a prevenir doenças que afetam as artrites e é excelente para diabéticos, pois possui carotenoides que ajudam a estabilizar o açúcar no sangue
por Redação Conexão Safra
A batata-doce sempre esteve presente na vida dos brasileiros. Seja em forma de purê, cozida, assada ou como coadjuvante de outros pratos, o tubérculo ganhou ainda mais destaque nos últimos anos, por conta do seu potencial nutricional. Rica em fibras alimentares e vitaminas, a mais doce das batatas pode diminuir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como da próstata e do colo. Por ser um carboidrato complexo, é uma ótima aliada nas dietas e no processo de emagrecimento.
Tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a prevenir doenças que afetam as artrites e é excelente para diabéticos, pois possui carotenoides que ajudam a estabilizar o açúcar no sangue. As informações são da Ceagesp.
Acredita-se que existam mais de 100 variedades diferentes de batata-doce. No Brasil as mais consumidas são a rosada, a branca, a amarela, a japonesa e, em menor volume, a roxa. Com exceção dessa última, todos os demais apresentam casca com colorações diferentes, mas depois de ocupadas, a polpa apresentará variações do amarelo.
As batatas doces também têm uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração diabético. As fibras presentes – principalmente na casca – auxiliam na digestão e no trato digestivo. Para as mulheres em idade fértil, a vitamina A da batata-doce (consumida como betacaroteno e depois convertida em vitamina A no organismo) também é essencial para a síntese hormonal durante a gravidez e a lactação. Ainda é indicado para auxiliar no tratamento de asma e bronquite. O tubérculo ainda possui propriedades que controlam a hidratação do corpo e aumentam a imunidade do organismo.
Nutrição
Uma batata cozida de aproximadamente 100 gramas possui cerca de 103 kcal, fornece mais de 100% das necessidades diárias de vitamina A, 25% de vitamina C, 25% de vitamina B6 e 12% de potássio, além de pequenas quantidades de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina E, tiamina, riboflavina e folato.
As batatas doces são uma ótima fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante que pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, oferecendo proteção contra asma e doenças cardíacas e retardar o envelhecimento e a degeneração corporal.
Como comprar e armazenar batata-doce
Escolha batatas doces que sejam firmes e que não apresentem rachaduras, contusões, manchas e marcas de ataques de insetos. Evite aqueles que são exibidos na seção refrigerada do supermercado, uma vez que a temperatura fria altera níveis ou seu sabor.
As batatas doces devem ser armazenadas em um local fresco, escuro e bem ventilado, onde se mantêm frescas por até 10 dias, de preferência fora da geladeira.
A melhor maneira de armazená-las é colocar as batatas em um saco de papel marrom – ocasiões de padaria – com oportunidades para circulação de ar e guardar em um armário fresco, escuro e bem ventilado, longe de fontes de excesso de calor (como o fogão).