A Cooabriel (Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel), a maior Cooperativa de Café Conilon do Brasil, completa nesta terça-feira (13) 59 anos de fundação. A data comemorativa coincide com uma marca expressiva da cooperativa: o recorde de 1,96 milhão de sacas em recepção de café e faturamento bruto nesta data, igual a todo faturamento bruto do exercício de 2021.
“Nos orgulhamos de fazer parte dessa grande família Cooabriel com quase 7 mil cooperados e que vem cumprindo seu papel de fortalecer os valores cooperativistas realizando ações que beneficiem seus cooperados e toda a sociedade em suas regiões de atuação”, disse o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
Formada por jovens e adultos agricultores de regiões da Bahia e do Espírito Santo, a Cooabriel completa 59 anos como uma das mais importantes empresas do agro capixaba.
“A cooperativa trouxe desenvolvimento para a região e levou o nome de São Gabriel da Palha para todo o Brasil. A Cooabriel atrai negócios para o campo e a cidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história fazendo parte da direção há 14 anos”, afirmou o vice-presidente da Cooabriel, Onivaldo Lorenzoni.
Referência em café conilon e considerada a maior cooperativa brasileira de produtores da variedade, a Cooabriel alcança um resultado histórico de crescimento em 2021 de mais de 71% em faturamento bruto.
O trabalho impressionante da cooperativa, que nesses 59 anos está perto de alcançar um marco histórico de recepção de 2 milhões de sacas de café, conta com um time de 448 colaboradores.
“Cada vez mais buscamos oferecer um serviço de excelência com o objetivo de deixar um bom legado. Nossas equipes estão alinhadas com os princípios da Cooabriel passando por todos os setores com muito profissionalismo. A nossa missão é formar sucessores que possam dar continuidade aos propósitos da cooperativa”, reforçou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
História
Do ramo agropecuário, a cooperativa nasceu no ano de 1963 em São Gabriel da Palha-ES, quatro meses após a emancipação do município.
A comunidade católica, através do Padre Simão Civalero, pároco municipal, foi quem teve a iniciativa da criação de uma cooperativa, ainda no final da década de cinquenta quando buscava uma forma de solucionar as grandes dificuldades dos produtores da época, sobretudo, dos cafeicultores que produziam na região o café bourbom, uma variedade arábica.
Foi constituída por 38 cooperados fundadores (o padre Simão Civalero e mais 37 cafeicultores).
A cooperativa iniciou suas atividades a partir de um setor de consumo (uma mercearia) para atender aos cooperados em itens de necessidades básicas. Funcionava em uma casa localizada no centro de São Gabriel da Palha (o mesmo local onde hoje é a sede administrativa). Depois passou a prestar serviços de comercialização e beneficiamento do café.
O café conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café no Brasil, que acontecia em meados da década de 60. Desde então, a cooperativa abraçou a causa e trabalha com a variedade, com soluções e suporte à atividade dos cooperados para a busca da eficiência produtiva, aliando tecnologia x sustentabilidade.
Ao longo dos anos, estruturou-se para dar suporte à atividade cafeeira como um todo. Além dos serviços de armazenagem e comercialização – que são os serviços principais da sua atividade agregou muitos outros benefícios na prestação de serviços para atender os cooperados.
A Cooabriel oferece a seu cooperado suporte do plantio ao mercado. Todas as ações são alinhadas para ampliar e melhorar cada vez mais a prestação de serviços e oferecer grande suporte à atividade das famílias cooperadas. A cooperativa vem realizando vários investimentos, especialmente na ampliação e modernização de estruturas de recepção de cafés, mercado, melhoria da qualidade do produto, fortalecimento de parcerias e apoio nas unidades comerciais, logística, apoio à diversificação e inovação tecnológica.
Colaborador da Cooabriel há quase 40 anos, o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari é o funcionário mais antigo da cooperativa. “Pude acompanhar um grande desenvolvimento da cooperativa. Inicialmente, ela armazenava apenas cerca de 20 mil sacas. Hoje, são quase 2 milhões. Esse crescimento foi possível graças ao trabalho sério feito até hoje com uma visão muito inovadora. É uma empresa que valoriza as pessoas e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, comemorou.
O gerente de unidade de Nova Venécia (setor café), Valdecir Schmidt, é outro colaborador que está na cooperativa há anos. Ele iniciou as atividades há quase 30 anos na Cooabriel. “Não tem como comparar a Cooabriel de anos atrás com o que vemos hoje. Passamos por muitos desafios e lutas, mas a seriedade do trabalho garantiu a credibilidade que temos hoje. Sou muito grato por tudo o que conquistei nesses anos, pude sustentar minha família e educar meus filhos. A Cooabriel para mim é tudo”, agradeceu.
Os sócios fundadores (13-09-1963):
Batista Colombi, José Scalfoni, Cesar Zani, Loclarindo Lorenzoni, Alcides Spadeto, José Teodoro Dias, Mário Bragatto, Gustavo Milbratz, João Colombi, Fernando Mauri, Daniel Pelissari, Stefanio Thomas, Aurélio Bastianello, Aurélio Dalapícola, Mansueto Colombi, José Cavatti, Vicente Colombi, João Cavatti, Placindino Angelo de Freitas, Domício Pinaffo, Miguel Piekarz, Sebastião Toniato, Elizeu Scalfoni, Ailton Cavatti, José Mauri, Ernesto Catani, Tranquilo Uliana, João Colombi Sobrinho, Alcindo Lorenzoni, Alcino Carletti, João Batista Bastos, Instituto Comboniano de São Gabriel, Izauro Montovalnelli, Zelindo J. Trêz, Anastázio Pinaffo, Joventino de Souza, José Pereira Irmão e Fideliz Marchesi.
Cooabriel