A Vitoria Stone Fair está encantando com a beleza dos estandes montados a partir da elegância das rochas. Das brilhosas e exuberantes para as mais foscas e minimalistas, essas pedras podem ser vistas e conhecidas durante todo o evento, com uma belíssima experiência visual e sensorial.
De acordo como o arquiteto Rômulo Pegoretti os quartzitos, uma das pedras mais abundantes no Brasil, estão no topo das rochas que chamam a atenção na feira. Além dos veios únicos e das cores diferenciadas, o quartzito também se destaca devido a sua característica translúcida. “A retro iluminação que essas pedras oferecem possibilitam a composição de ambientes mais sofisticados e elegantes, como pode ser visto em toda a feira”, completou.
Ressaltando a possibilidade de transformar as pedras naturais em obras de arte, o espaço da Naturale, projetado por Rômulo Pegoretti, conta com uma “asa de anjo” feita de mármore branco e usinada na CNC.
Segundo ele, uma das principais novidades do evento são justamente as tecnologias avançadas que possibilitam a criação de micro detalhes nas rochas. As máquinas Water Jat, que corta as pedras a partir de jatos de água, e a CNC que, como uma caneta, esculpe as rochas, possibilitam o reaproveitamento de peças que seriam descartáveis. “Esses avanços tecnológicos tem agregado muito valor porque o que seria um lixo, acaba virando luxo. É muito importante saber reaproveitar todos os materiais da cadeia, transformando, por exemplo, um bloquete que seria descartado, em uma peça exclusiva e única”, ressaltou.
Seguindo essa linha de reaproveitamento das rochas, a Stone Master Cubas Naturais – empresa localizada em Cachoeiro de Itapemirim – está expondo banheiras de banho e pias rústicas feitas a partir de descartes de pedras. Um dos produtos, inclusive, faz parte da decoração do Big Brother Brasil 2023. “Tentamos oferecer produtos mais sustentáveis. Nós pegamos materiais que ficariam descartados na natureza por um bom tempo e poluindo o ambiente visualmente e transformamos em produtos usáveis”, disse o diretor de vendas da empresa, Sérgio Cecote.
Stone Concept
Ainda falando em beleza dos materiais, a Vitoria Stone Fair destinou um espaço exclusivo para conectar o mercado da arquitetura e design às rochas. Nele estão expostas diversas pedras transformadas em peças exclusivas para compor ambientes funcionais e sustentáveis.
A arquiteta Vivian Coser conta que o espaço foi desenvolvido para inspirar e expandir o olhar das empresas sobre as maneiras de utilizar as rochas naturais. “Não há limites para o uso das pedras naturais. É o material mais versátil disponível no mundo. Com o uso das tecnologias é possível transformar as rochas em verdadeiras jóias e obras de arte”, completa.
O projeto é materializado em instalações que apresentam o ciclo de vida das rochas ornamentais, desde a extração nas pedreiras, passando pelo corte e preparo, até chegar nas mãos dos profissionais que irão especificar e usar a criatividade para transformar as rochas em materiais de design.
Dentre as peças que se destacam está a “Mesa Curvatura”. O material desenvolvido pela empresa Brasigran Granitos, por meio do designer Guilherme Moretzsohn, é feito a partir da pedra Rafaello e representa o fenômeno do espaço-tempo. O que chama a atenção são as curvaturas criadas na pedra que repousa sobre o chão com delicadeza, dando sensação de movimento e sutileza a um material que é bruto e rígido.
A Vitoria Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, promovido pelo Sindirochas e Cetemag e apoio do Centrorochas, com patrocínio do Bandes, Caixa Econômica, Sicoob, Sesi Senai e CREA-ES.
SERVIÇO:
Vitoria Stone Fair 2023
Data: de 07 a 10 de fevereiro
Horário: de terça a quinta-feira – 10h às 18h | sexta-feira – 10h às 16h
Assessoria de Comunicação