A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), dando sequência às ações de fortalecimento da gestão hídrica no Estado, está utilizando drones, para aperfeiçoar e ampliar o monitoramento hidrológico e as fiscalizações de segurança de barragens no Espírito Santo
Os drones, adquiridos recentemente, são capazes de chegar a lugares de difícil acesso e produzir fotos e vídeos que possibilitam o mapeamento e uma fiscalização mais ampla e eficaz.
Uma equipe da Agerh esteve nos municípios de Itapemirim e Anchieta durante o mês de abril, para realizar um mapeamento aéreo em algumas áreas da região. No município de Itapemirim, foram feitas imagens do rio Muqui, com o objetivo de auxiliar a prefeitura municipal na elaboração de estudos para viabilizar ações de prevenções de cheias nessas áreas.
Para o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm, os drones contribuem muito para as ações da Agência em todo o Estado.
“Os drones tem uma função muito importante para o setor de fiscalização, pois eles conseguem mapear microbacias de forma mais eficaz e permitem visualizar amplamente todos os usos da água. Além disso, possibilita que a Agerh apoie os diversos municípios do Estado na proposição de alternativas para garantia da segurança hídrica”, pontuou Rafael.
Importante destacar que as barragens são de responsabilidade do produtor, que deve manter todas as documentações e cadastros em dia, bem como a manutenção e operação correta da barragem.
Ainda no município de Anchieta, a equipe técnica da Agerh realizou um treinamento prático de pilotagem de drone.
Assessoria de Comunicação Agerh
Foto: divulgação Agerh
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.