Instituição capixaba indicada pela Deputada Federal Norma Ayub vence Prêmio Zilda Arns, pela defesa e promoção dos direitos dos idosos

A instituição Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso, do centro de Vitória, foi uma das agraciadas pelo Prêmio Zilda Arns, concedido pela Câmara dos Deputados, pela defesa e promoção dos direitos dos idosos. A indicação foi feita pela Deputada Federal Norma Ayub.

O Prêmio Zilda Arns foi criado em 2017 para reconhecer pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. Este ano, foram 33 indicações de instituições de todo país.

O nome do prêmio é uma homenagem à Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Também foi conselheira no Conselho Nacional de Saúde e trabalhou no Ministério da Saúde.

“Quando conhecemos as atividades da instituição Monsenhor Alonso fiquei muito sensibilizada. Conheço dezenas de instituições que desenvolvem trabalhos lindos com a pessoa idosa, mas ali, o que mais me chamou a atenção foi a sensibilidade, o jeito de lidar com idosos em situação de rua, a preocupação de restaurar o vínculo familiar. Isso é de uma grandeza sem fim. Com certeza, esse reconhecimento do prêmio foi muito mais que merecido”, disse a deputada Norma Ayub.

O padre Reuber Côgo Daltio, coordenador da instituição, conversou hoje com a deputada por telefone. “Receber esta premiação nos enche de alegria, pois é um reconhecimento do trabalho realizado “com muitas mãos”, principalmente neste período de pandemia, onde os idosos foram os mais vulneráveis. Agradecemos de coração pleno a indicação da Dep. Norma Ayub, incansável defensora dos direitos dos idosos, e prosseguimos no lema do nosso fundador, Pe. José Ayrola Barcellos: “Acolher é fazer o outro feliz”., agradeceu o padre.

A instituição Monsenhor Alonso trabalha há 10 anos pela promoção dos direitos e resgate da dignidade de idosos em situação de vulnerabilidade social. A casa de acolhida hoje cuida de 12 idosos, com alimentação adequada, higienização completa, apoio no vestuário, atividades recreativas e abrigo permanente. De acordo com o Padre Reuber, o serviço social da Instituição procura resgatar possível vínculo sócio afetivo familiar, com retorno a um lar, que possa promover autoestima e recuperação de sua vida social.

A deputada Norma sempre trabalhou em prol dos direitos dos idosos. Dentre suas atividades parlamentares, ela atua como titular na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “Esta é uma comissão da qual faço sempre questão de atuar ativamente. Minha vida inteira foi dedicada aos idosos e eu fico muito feliz quando encontro pessoas dispostas a fazer algo de verdadeiramente bom para eles, em especial os idosos carentes”, disse a deputada, feliz com o resultado da premiação.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO