A Unidade de Conservação foi criada principalmente por ser um marco paisagístico e histórico do Espírito Santo. A região foi declarada como Patrimônio Natural Cultural, por meio da Resolução nº 07, do Conselho Estadual de Cultura, em 12 de junho de 1986. Apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude, com uma silhueta, que segunda a lenda, lembra o perfil de um frade e uma freira. Em 1938, no livro de edição particular, “Escada da vida”, o poeta cachoeirense Benjamin Silva inseriu um soneto em que conta a versão mais difundida da lenda.
“Na atitude piedosa de quem reza, / E como que num hábito embuçado, / Pôs naquele recanto a natureza / A figura de um frade recurvado. /§/ E sob um negro manto de tristeza / Vê-se uma freira tímida a seu lado, / Que vive ali rezando, com certeza, / Uma oração de amor e de pecado… /§/ Diz a lenda – uma lenda que espalharam – / Que aqui, dentre os antigos habitantes, / Houve um frade e uma freira que se amaram… /§/ Mas que Deus os perdoou lá do infinito, / E eternizou o amor dos dois amantes / Nessas duas montanhas de granito.”
Rodrigo Campaneli, em 2004, publicou um livro com o título “As mais belas lendas capixabas”. A primeira lenda que ele reconta intitula-se O Frade e a Índia (p. 8-11), em que substitui a figura da freira pela de uma indiazinha, sob a alegação de que a lenda difere da história, já que ainda não havia freiras aqui no séc. XVII.
Em 1860, Dom Pedro II em visita ao Espírito Santo, desenhou um esboço da rocha.
Atualmente o Monumento Natural é procurado por visitantes para contemplação da natureza e a prática de escalada esportiva.
DADOS GERAIS
Área: 861,4 ha. Download do limite
Municípios abrangentes: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.
Bioma: Mata Atlântica
Domínio florestal: Floresta Ombrófila Densa
ATRATIVOS
O Monumento Natural o Frade e a Freira é composto por áreas particulares, portanto, qualquer visita a atrativos nestas áreas, deve ser informada aos proprietários. Atrativo abertos ao público atualmente:
- Mirante do Frade e a Freira: mirante natural em elevação rochosa, do alto do “ombro” do Frade, acessível por estrada de terra a partir da BR 101.
ORIENTAÇÃO PARA VISITAS NA NATUREZA
Em Unidades de Conservação, alterações na natureza não são permitidas, portanto lembre-se de:
- Trazer seu lixo de volta
- Não escrever nas árvores ou rochas
- Não fazer fogo.
- Não realizar coletas
- Não perturbar os animais
- Desligar as caixas de som
ATENÇÃO! Não é permitido o acesso de motocicletas na trilha do mirante. Os infratores poderão sofrer penalidades previstas em lei.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Informativo Biblioteca Itinerante
COMO CHEGAR:
Por Iema