Mel 100% capixaba será destaque na Feira Sabores da Terra

O setor de apicultura tem se destacado no Espírito Santo como uma significativa fonte de renda para famílias capixabas. A produção anual de mel no Estado gira em torno de 1.000 toneladas por ano, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Para alavancar as vendas, além da versão tradicional, produtores capixabas investem em opções como mel com pimenta, macadâmia, alecrim, gengibre e manjericão. Esses e diversos outros produtos estarão disponíveis na Feira Sabores da Terra, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, na Praça do Papa, em Vitória.

Para Ademir Dadalto, coordenador do evento, que terá entrada gratuita, a Feira é uma oportunidade para que o público conheça as potencialidades dos produtos 100% capixabas. “Produtores irão expor novidades de suas produções de mel, além das opções tradicionais. Além dessas, outras inúmeras delícias de todas as regiões do nosso estado, estarão disponíveis para compra. Ou seja, os visitantes terão a chance de conhecer e experimentar as riquezas do interior do ES, sem sair da capital”, ressalta.

Mel de abelhas sem ferrão

O Espírito Santo tem a maior produção de mel de abelhas sem ferrão – meliponicultura – em comunidades indígenas da América do Sul. A delícia exclusivamente capixaba é produzida na região de Aracruz e visa a resgatar práticas típicas dos indígenas, além de fortalecer a geração de renda.

De acordo com a Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AMES-ES), cerca de 600 pessoas se dedicam à criação dessa espécie no estado. Chamado de “mel gourmet”, é feito por abelhas nativas do Brasil e tem como principais características ser mais líquido e ácido, com 10% a menos de açúcar em comparação ao mel tradicional.

Assessoria de Imprensa Sabores da Terra/ Revista negócio rural
Foto: Divulgação
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO