A eliminação do plano básico também vai ser repassada para usuários da Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália

Na quarta-feira, 18 de outubro, a Netflix anunciou que irá encerrar seu plano básico para novos assinantes em vários países, incluindo o Brasil, com efeito a partir da semana seguinte, embora a data específica não tenha sido confirmada.
Como resultado, a Netflix oferecerá apenas três opções de planos no Brasil: o plano padrão com anúncios (R$ 18,90), o plano padrão (R$ 39,90) e o plano premium (R$ 55,90), sendo este último o único com resolução de transmissão em 4K, a mais alta oferecida pela empresa, enquanto os outros planos transmitem em 1080p.
Anteriormente, o plano básico custava R$ 25,90 por mês e oferecia streaming em 720p sem anúncios. A eliminação do plano básico também afetará os usuários na Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália.
Em julho, a mesma mudança foi implementada para assinantes nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa afirmou que essa decisão impulsionou a adoção de seus planos padrão e com anúncios.
No entanto, na quarta-feira, a Netflix também anunciou aumentos nos preços das assinaturas nos Estados Unidos (de US$ 6,99 a US$ 22,99), Reino Unido (£4,99 a £17,99) e França (de 5,99 a 19,99).
No momento, não foi divulgado um aumento de preços para os assinantes no Brasil.
Além disso, a Netflix divulgou que adicionou 8,76 milhões de novos assinantes ao seu serviço de streaming durante o terceiro trimestre deste ano, representando um aumento de 10,8% em relação ao período de junho a setembro de 2022.
No total, a Netflix alcançou 247,15 milhões de usuários no trimestre encerrado em setembro. No mesmo trimestre de 2022, esse número era de 223,09 milhões.
A receita da empresa atingiu US$ 8,5 bilhões, um aumento de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2022. O lucro líquido foi de US$ 1,7 bilhão, em comparação com os US$ 1,4 bilhão registrados no mesmo trimestre do ano anterior.