Muitos brasileiros podem se preparar para uma semana com baixas temperaturas, pois uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela região Sul, partes do Centro-Oeste, sul da região Norte e o Sudeste levando à queda das temperaturas (episódio de friagem), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima deve ficar abaixo dos 18ºC no centro e sul do país.
Entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná deverá ser marcado por temperaturas negativas. Nesse mesmo período, especialmente a partir da tarde do dia 28/06, há previsão de neve nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Além disso, na terça-feira (29) e quarta-feira (30), as condições atmosféricas serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender até a divisa entre São Paulo e o Paraná.
REGIÃO SUL – Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, registro de temperaturas negativas, com possibilidade de neve na tarde do dia 28 de junho nas serras gaúchas e catarinenses e geada nos dias 29 e 30.
REGIÃO SUDESTE – Entre os dias 29 junho e 2 de julho em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais, com temperaturas mínimas próximas de 7ºC (São Paulo).
REGIÃO CENTRO-OESTE: Entre os dias 29 junho e 2 de julho em áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com temperaturas mínimas próximas de 12ºC (Cuiabá);
REGIÃO NORTE – Entre os dias 30 de junho e 2 de julho em áreas de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas, com temperaturas mínimas próximas de 15ºC (Porto Velho).
MAPA/Revista Negocio Rural.
Foto: Divulgação