Projeto leva tecnologia para desenvolver fruticultura no Norte do ES

 

Foto: arquivo Conexão Safra

A Ufes está implementando um projeto de extensão em 26 municípios do norte do Espírito Santo para instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), visando dar assistência técnica e científica em fruticultura. O projeto conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Barra de São Francisco, Montanha e Itapina; das prefeituras locais e outros órgãos estaduais.

Intitulado “Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo”, o projeto de extensão é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Ufes, do campus de Alegre. O professor do Departamento de Agronomia do CCAE Moises Zucoloto, coordenador do trabalho, conta que esse projeto é similar ao desenvolvido na região do Caparaó, porém com maior número de municípios envolvidos. Lá, onze cidades foram contempladas.

“No Caparaó as URTs instaladas já estão em pleno crescimento e produção. Estão servindo como vitrines para produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores da região, ensinando-os a produzir frutos em quantidade e qualidade. Agora vamos expandir a experiência”, afirma o professor.

Municípios

Serão beneficiados na microrregião Centro-Oeste os municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério; na microrregião Nordeste Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo e Mucurici; e na microrregião Noroeste Águia Branca, Mantenópolis, Nova Venécia, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Água Doce do Norte.

por Sup. Comunicação Ufes/reprodução  SAFRA

 

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO