A deputada Raquel Lessa, visitou na segunda-feira (05/07), o trecho (São Gabriel da Palha ao Patrimônio São José), que receberá obras do Programa Caminhos do Campo no município de São Gabriel.
“Estamos muito felizes, pois sabemos que esse é um asfalto tão sonhado pela população, que vai dar melhores condições de escoamento de nossas lavouras de café e levar desenvolvimento para o município e toda a região. Agradeço o governador Renato Casagrande e o Secretário de Agricultura Paulo Foletto, por mais essa obra”, afirmou a parlamentar.
Caminhos do Campo
Caminhos do Campo é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.
O objetivo do Programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, além de desenvolver o agroturismo. As estradas estando pavimentadas atraem mais turistas para as áreas rurais, gerando novas oportunidades de renda por meio de agroindústrias, pousadas, restaurantes e artesanato rural. Em suma, ao melhorar a infraestrutura rural, também há avanços na qualidade de vida da população residente no campo.
O referido Programa apresenta o menor custo por quilômetro do país, utiliza os materiais naturais existentes na região, respeita ao máximo o traçado original, aliando a utilização de tecnologias de última geração para o tráfego característico das estradas rurais.
Em geral, os municípios contratam os projetos das obras, o Idaf executa os licenciamentos ambientais e as empresas de pavimentação rodoviária executam os projetos.
Expresso Notícias/Seag
Foto: Reprodução/Facebook