São Gabriel: usuário da APAE é inserido no mercado de trabalho

A Apae de São Gabriel da Palha oferta serviços e atendimentos as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas nas áreas da educação, saúde, assistência social, inserção no mundo do trabalho, dentre outras.

Neste contexto, atua na identificação de potencialidades e habilidades de seus usuários e desenvolve atividades e ações para que estes as desenvolvam, e possam se inserir em espaços diversos da sociedade, entre eles, no mercado de trabalho, seja ele formal ou como empreendedor, trabalhador autônomo, com vistas a sua autonomia, independência, protagonismo e inclusão social efetiva.

Os trabalhos direcionados a inclusão dos usuários no mundo do trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga, educador social, facilitadores de oficinas, que tem como atribuição promover e desenvolver atividades e ações que possibilitam aos usuários a sua inclusão no mundo do trabalho, com base nos seus desejos, objetivos e seu perfil profissional e que oriente e apoie a família na compreensão de que a atividade laboral é importante para a autonomia, independência e protagonismo do indivíduo, em especial da pessoa com deficiência.

Enquanto Apae, acreditamos que a inclusão do indivíduo no mercado de trabalho é importante no que se refere a obtenção de renda, porém, mais que isso, é imprescindível para vivências sociais e a inclusão de fato da pessoa com deficiência intelectual.

Temos conhecimento que as empresas precisam cumprir com a Lei que reserva vagas para as pessoas com deficiência, conforme art. 93 da Lei nº 8.213/91, porém, mais do que meramente cumprir cotas, é preciso que estas empresas assumam a responsabilidade social que possuem com a inclusão social das pessoas com deficiência.

Marcos Vinícius de Oliveira Linhares, possui deficiência Intelectual, começou a frequentar a Apae em 2018, sendo inserido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde desenvolveu novas habilidades, que auxiliaram no trabalho de autonomia e protagonismo.
Com a orientação e apoio da equipe, em especial da assistente social, Fernanda e da Psicóloga Layara, que realizam atividades e ações direcionadas a inclusão dos usuários no mercado de trabalho, orientando-os nas atividades de elaboração de currículo, entrevista, horários a serem cumpridos, comportamentos adequados, dentre outros, a inserção dos usuários da Apae tem sido realizada em empresas e espaços do município.

Há quase 01 (um) ano, Marcos foi contratado formalmente para ocupar a vaga de trabalho na empresa COOABRIEL. É muito gratificante a efetivação do direito à inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

Marcos deixou de ser usuário dos serviços da Apae e passou a ser sócio contribuinte da Instituição e está seguindo com sua independência no trabalho, sendo protagonista da sua própria história e demostrando que as pessoas com deficiência são capazes de assumir a responsabilidade por suas vidas.

Apae SGP
Fotos: Divulgação/Apae SGP
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO