#TBT: Agricultura sustentável e conservação da biodiversidade: o exemplo de sucesso de Wagner Canal em São Domingos do Norte

Wagner Canal já foi premiado na categoria Produtor Rural do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021

O produtor rural Wagner Canal, de São Domingos do Norte, tornou-se um exemplo de como é possível conciliar a agricultura com a preservação do meio ambiente. Seu trabalho de restauração florestal junto de sua família, já resultou no plantio de aproximadamente 75 mil árvores nativas de 200 espécies diferentes em uma área de 5 hectares, incluindo o pau-brasil e a paineira. A floresta recuperada tem contribuído para a proteção do solo, a produção de água, a atração de fauna silvestre e a melhoria do microclima local.

Além do reflorestamento, a propriedade de Wagner conta com a criação de abelhas sem ferrão, que têm um papel importante na polinização das plantas. A diversificação das espécies, especialmente as nativas, é fundamental para resgatar as interações mutualísticas e melhorar o equilíbrio ecológico.

Por seu trabalho na propriedade do Sítio Santa Rita, Wagner foi premiado na categoria Produtor Rural do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021. O projeto premiado foi a “Recuperação de área degradada e uso sustentável da propriedade”.
O trabalho de Wagner Canal e de sua família é um exemplo na região
O Prêmio Biguá de Sustentabilidade tem como objetivo divulgar experiências de sucesso na preservação e recuperação dos recursos naturais (solo, água, fauna e flora), envolvendo produtores rurais, prefeituras, escolas, empreendedores e sociedade civil. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso sustentável do meio ambiente.
 
O exemplo de Wagner é essencial para todos, pois mostra que é possível produzir de forma sustentável e preservar o meio ambiente simultaneamente. O reflorestamento da Mata Atlântica é uma questão urgente, e todos nós temos um papel a desempenhar na conservação da biodiversidade. É relevante destacar que Wagner já foi destaque no Jornal do Campo ES por sua contribuição para o reflorestamento da Mata Atlântica. Confira o vídeo clicando aqui.
Com certeza, além do trabalho de reflorestamento e criação de abelhas sem ferrão, Wagner Canal também tem se dedicado ao cultivo de rosas do deserto e suculentas, além da hidroponia. Essa diversificação de atividades tem trazido uma renda extra para sua família e se torna um atrativo a mais para visitantes interessados em conhecer a região.
O mel da abelha jataí possui propriedades antibióticas e um sabor característico.
A Hidroponia é uma técnica de cultivo vantajosa e promissora. Este sistema vem se expandindo, também, em virtude de pesquisas em técnicas mais eficientes de produção.

As rosas do deserto são consideradas exóticas e fazem sucesso como plantas ornamentais.
A agricultura familiar tem desempenhado importante papel econômico e social e se destacado como importante fator para o desenvolvimento do meio rural. 

Esse é um exemplo de como é possível ter uma produção agrícola sustentável e rentável ao mesmo tempo. Acompanhe o trabalho de Wagner e sua família através do Instagram  e Youtube.

 
Expresso Notícias
Fotos: Arquivo Pessoal
 
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO