Foto: reprodução |
Após 11 anos a Prefeitura de Vila Pavão retoma a Olimpíada da Agricultura Familiar. A 5ª edição da olimpíada será no dia 25 de setembro, na nova área de evento da cidade, no Bairro Nova Monique, através de atividades esportivas e culturais, e em formato de gincana, a proposta da olimpíada, é envolver todas as comunidades rurais do município.
O objetivo é promover a integração das comunidades, o entretenimento, a valorização dos agricultores e suas famílias, o resgate da cultura local, a divulgação dos frutos do trabalho da agricultura familiar e a diversificação da produção agrícola local.
O secretário de Agricultura, Gecimar Rodrigues, lembra que Vila Pavão é um município eminentemente agrícola e a olimpíada possibilita o encontro dos agricultores familiares, oportunidade que se confraternização, trocam experiências e também participam das diversas atividades culturais e recreativas.
“Apesar de ter ficado esquecida por 11 anos, a Olimpíada da Agricultura Familiar ainda é bastante lembrada pela população do município, especialmente, por aquela parcela que reside no interior. Se deu certo lá atrás, porque não a resgatar”, salientou o prefeito Uelikson Boone.
A Coordenação da 5ª Olimpíada da Agricultura Familiar está a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper, Ceier, Cmeas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Associações de Pequenos Agricultores do Município, Grupos Folclóricos, EFA de Chapadinha, demais secretarias municipais, além do apoio da Câmara de Vereadores, CMDRS e empresas do município e região.
A programação está conectada à natureza e recheada de atividades que objetivam resgatar e incentivar os valores e as tradições do meio rural. Confira:
Programação
08 h: Chegada das Comunidades (Lanche) e recebimento dos pratos típicos produzidos pelas comunidades;
08h30: Abertura oficial;
09h : Início das atividades;
09h10: Revezamento 4×50 com banana da terra;
09h40: Corrida 100mtcom obstáculo (ovo caipira e laranja)
10h10: Serragem do eucalipto;
10h40: Moinho de milho;
11h: Moenda de cana;
11h30: Almoço para as comunidades com moda de viola;
13h: Arremesso de coco seco;
13h30: Adivinhando o peso da melancia
14h: Bola de Massa (Coco seco e Laranja);
14h10: Corrida de Galinha Caipira;
15h: Tiro ao alvo do maracujá no abacaxi;
15h20: Maior volume de água de coco;
15h30: Pegar o porco na lama;
16h10: Divulgação do resultado geral da Olimpíada;
16h30: Sorteio de duas sacas de café conilon;
17h: Encerramento.
Durante todo o dia haverá sorteio de brindes.
por Assessoria de Imprensa
Reprodução do texto em CONEXÃO SAFRA