Você já ouviu falar em alho negro? Trata-se de um alho comum que passa por um processo de maturação sob condições controladas de umidade e temperatura, sem qualquer aditivo químico. A coloração preta é resultado da Reação de Maillard, uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor.
O alho comum é amplamente utilizado pelos benefícios à saúde que proporciona, geralmente atribuídos à presença de compostos organossulfurados. Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.
A alicina é um princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais. Porém, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado. A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina.
Além disso, o alho negro possui uma quantidade abundante de outros compostos antioxidantes, como polifenóis, flavonóides, derivados tetrahidro-β-carbolinae compostos organossulfurados, comparado ao alho fresco. Estudos revelaram um aumento do polifenol total e o flavonóide do alho negro em 9,3 e 1,5 vezes, respectivamente, em comparação com o alho fresco.
Pesquisas apontam que o alho negro proporciona diversos benefícios para a saúde
Pesquisas apontam que o alho negro proporciona diversos benefícios para a saúde |
RICO EM ANTIOXIDANTES – Os antioxidantes contribuem para a diminuição do stress oxidativo, o combate os radicais livres, a prevenção do envelhecimento das células e a limpeza do organismo, prevenindo assim diversas doenças como a diabetes, o câncer, o Parkinson e o Alzheimer.
DIABETES – Assim como o alho cru, o alho negro é ótimo para regular o equilíbrio da insulina no corpo e controlar os níveis de açúcar. No entanto, o consumo moderado é necessário para colher os benefícios. De acordo com especialistas em saúde, os antioxidantes e nutrientes presentes no alho negro podem efetivamente reduzir o nível de triglicerídeos no sangue e controlar o açúcar, bem como ajudar no controle de peso.
SAÚDE DO CORAÇÃO – Consumir alho pode ajudar a melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. De acordo com alguns estudos, o alho negro funciona na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, o que ajuda a melhorar a saúde do coração.
Outros benefícios do alho negro
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Showa elencaram mais de 20 benefícios, entre eles:
- Anticancerígeno
- Antiviral
- Recupera a fadiga
- Aumenta a disposição
- Protege o fígado
- Antibacteriano
- Retarda a velhice
- Inibe o colesterol
- Antialérgico
- Antiestéril
- Deixa a pele mais lisa
- Afina o sangue
- Previne contra a diabetes
- Previne a pressão alta
- Previne a arteriosclerose
- Previne a diarreia crônica
- Previne o mal estar da menopausa
- Previne a constipação intestinal
- Previne o resfriado
- Melhora da dor de estômago
- Melhora a circulação do sangue
- Melhora problemas de insônia
- Estimula a secreção de hormônios
- Na Ásia, o alho negro é normalmente encontrado na forma de cápsulas, remédios naturais e suplementos alimentares. Devido à abundância de compostos bioativos, o alho negro tornou-se um dos produtos mais conhecidos e proeminentes no mercado de alimentos nutracêuticos e funcionais, com um notável crescimento da demanda de consumo e lucratividade nos últimos anos.
Fonte: Comuniquese/revistanegociorural.com.br
Fotos: Divulgação