Como parte do seu programa de Inovação Tecnológica, a Cooabriel dá novos passos para a modernização do seu sistema de tecnologia de gestão de processos de negócios com a implantação do novo ERP – Enterprise Resource Planning (termo em inglês) que se traduz como Planejamento de Recursos Empresariais.
O novo software é o ERP Microsoft Dynamics 365 F&O (Finance & Operations), formado por um conjunto de aplicativos de negócios inteligentes que visam aprimorar os processos com maior controle e segurança nos dados gerados, além de padronização entre os setores.
As equipes envolvidas tanto da Cooabriel, quando da empresa parceira, Nexer deram início (final de agosto) ao pré-projeto, com estudos dos processos atuais para a construção do formato definitivo de solução no Dynamics, que deverá entrar em operação em 2022.
De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o crescimento da cooperativa, trouxe a necessidade de um sistema mais robusto para a entrada das informações e processamentos de dados, visando alavancar os negócios e restruturação dos processos. “A cooperativa optou por este novo ERP por permitir informações muito mais seguras para as tomadas de decisões…”
A assistente executiva da Cooabriel, Saionara Buss Wendler Silva, que coordena o projeto pela cooperativa, avalia as principais mudanças com a implantação do novo Software. “O principal ponto de mudança será no operacional das atividades no dia a dia dos usuários, o sistema irá oferecer e proporcionar uma visão de cada área com mais clareza e rapidez para tomada de decisões gerenciais. Facilitando o rendimento do nosso principal objetivo que é praticidade no atendimento ao nosso cooperado”, disse.
O Superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, disse que a Cooperativa buscou referência em uma cooperativa do mesmo ramo que utiliza o sistema. A inspiração foi a Cooperativa dos Cafeicultores de Varginha – Minasul.
Pandolfi destaca que o Dynamics 365 será um novo instrumento de respostas precisas e seguras. “Com o Dynamics, estaremos trabalhando com software de última geração, onde dentre as vantagens teremos segurança na alimentação dos dados, portanto vai melhorar significativamente os controles internos em todos os processos, além disso teremos mais agilidade nas operações do dia a dia bem como facilidade de utilização das ferramentas de gestão o que trará maior produtividade e principalmente, informações bem detalhadas com dados precisos para a tomada de decisões. É sem dúvida, um investimento que trará um forte aliado na gestão de toda a cooperativa” – destacou.
De acordo com o diretor de Novos Negócios da Minasul, Luiz Henrique Albinati o sistema começou a ser implementado na cooperativa em 2019. “Decidimos por essa ferramenta por alguns fatores: gestão, perenidade, flexibilidade e por ser economicamente viável. Nós fomos pioneiros na utilização desse sistema no agro brasileiro. A equipe da Cooabriel nos visitou pessoalmente para conhecer o funcionamento e os resultados do Microsoft Dynamics”, afirmou.
Toda a implementação do sistema tem sido feito com a empresa Nexer, que entrega, desenvolve e gerencia aplicações Microsoft Dynamics. No agronegócio brasileiro, conta com clientes em todos os elos do segmento, incluindo: cooperativas agropecuárias, indústria e revenda de insumos, empresas de armazenagem e comercialização de grãos e a agroindústria.
“Para nós da Nexer é motivo de muito orgulho ter a Cooabriel, cooperativa líder no segmento de café Conilon, como nosso mais novo cliente do agronegócio. Estamos cada vez mais convencidos de que este é o segmento mais promissor e dinâmico da nossa economia. O sucesso alcançado com o projeto Dynamics na Cooperativa MinaSul, líder no segmento de café arábica, tem inspirado outras empresas do segmento, como a Cooabriel, a adotarem a plataforma Microsoft para acelerar seu crescimento e como alicerce de segurança dos seus negócios”, disse um dos sócios fundadores da empresa, Alexandre Marques.
O gerente corporativo de Tecnologia e Inovação da Cooabriel, Bruno Miranda, informa que os novos processos irão garantir mais segurança, agilidade, controle nos processos e flexibilidade. “Haverá uma integração em todos os processos, o que garantirá melhor aproveitamento de tempo, pois a tecnologia evita automaticamente a necessidade de refazer processos”, finalizou.
Cooabriel
Foto:Divulgação/Coaabriel