Polinização de abelhas aumenta a produtividade de lavoura de café em 20%


Com a recente incidência das geadas, a cafeicultura brasileira está buscando formas de enfrentar os impactos ocasionados aos pés de café e diminuir as perdas futuras. Uma das soluções que tem sido destaque no agronegócio é a polinização assistida inteligente, serviço oferecido pela AgroBee – agritech que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas.
De acordo com Diego Moure de Oliveira, pesquisador sênior da AgroBee, um estudo inédito de resultados e divulgado pela empresa aponta que com a polinização das abelhas do mel (Apis melífera), em 6 hectares, ocorreu um aumento acima do esperado.

“Estávamos aguardando ansiosamente os resultados do serviço aplicado na fazenda São Paulo, localizada em Patrocínio (MG). Houve o aumento de 20% na produtividade, igual a 12 sacas de café a mais por hectare em comparação as áreas que não receberam as abelhas”, contou.

Outro ponto importante de ser ressaltado foi a melhoria na qualidade do grão. “Foi registrado um aumento na pontuação do café de três pontos a mais dos grãos da área polinizada que marcaram 85 pontos, contra 82 da área de controle, que são os locais da mesma propriedade que não receberam as abelhas”, explica Diego.

A tecnologia da AgroBee promove a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, criando uma relação de ganhos mútuos, na promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. “No estudo de resultados dessa fazenda, também identificamos uma redução na pegada de carbono por tonelada de café produzida na propriedade de 0,99 ton/hect/ano, redução de 1,9 milhões de litros/hect/ano em consumo hídrico e -2,8 litros/hect/ano em uso de pesticidas”, completa.

Além de aproximar cafeicultores e apicultores, a empresa também realiza todo o acompanhamento do processo desde a pré-polinização, preparo de plano para a propriedade, instalação das colmeias e mensuração de resultados.

“Desde a escolha do tipo de abelha adequada até a quantidade de colmeias necessárias para cada propriedade, nos baseamos em artigos e dados científicos. A AgroBee também atua em culturas como morango e abacate e apresentaram resultados em -77% de frutas com deformação, e +60% de produtividade, respectivamente”, esclarece.

“Entendemos esse momento difícil que os produtores de café estão enfrentando com as geadas, e acreditamos que podemos ajudá-los a aumentar a qualidade e quantidade de grãos de cafés produzidos”, completa Guilherme Sousa, CEO da AgroBee.

AgroBee/Reprodução Revista Negocio Rural
Foto: Divulgação/Revista Negocio Rural
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO