Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021, dos mais de 17 milhões de cooperados (dados de 2020), são mulheres e representavam 40%, 2 pontos percentuais a mais do que em relação ao ano anterior. Com a presença intensa feminina no movimento cooperativista, o Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, Elas pelo Coop, lançou o documento virtual “Manual de Implementação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas” objetivando facilitar e reconhecer o papel das mulheres no movimento.
Em razão da importância feminina para o cooperativismo, foi realizada ontem (22) em Brasília pelo Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB Nacional a Oficina de construção do Planejamento do Comitê. Esteve presente a coordenadora do Núcleo Feminino da Cooabriel e representante estadual no comitê nacional, Nadya Bronelle.
“Encerramos o dia ontem com as ações desenhadas, cheias de energia e conscientes de que o desafio não é fácil e só teremos êxito se tiver o apoio da OCB-ES e da Cooabriel para conseguirmos atingir o propósito do Comitê que é mais envolvimento de mulheres capacitadas e cada vez mais ocupando cargos de gestão em suas cooperativas, equidade de gênero, empoderamento feminino, etc. Temos muito trabalho pela frente e eu, como representante do ES, estou consciente da importância dessa representatividade para as mulheres do nosso cooperativismo”, disse.
Texto e foto: Cooabriel